Uma instalação mal feita pode acarretar diversos problemas de desempenho do aparelho. Saiba como evitar essas falhas garantindo que seu ar condicionado seja corretamente manuseado.
Cada vez mais modernos, os aparelhos de climatização estão presentes em residências e estabelecimentos comerciais de todos os tipos e tamanhos. O que muita gente ainda esquece é que a instalação de ar condicionado exige conhecimento específico e deve ser realizada exclusivamente por profissionais treinados e capacitados.
Muitas vezes o consumidor prefere pular algumas etapas na ânsia de economizar. Essa é uma decisão que pode custar caro! Uma instalação de ar condicionado mal feita pode acarretar uma série de problemas. Destacamos alguns deles: risco da perda de garantia do aparelho, baixo desempenho, elevado consumo de energia e redução de vida útil.
Para te ajudar a evitar alguns problemas, listamos aqui os erros mais comuns na hora de instalar o ar condicionado e também dicas de como evita-los:
Escolha de um local inapropriado
Para um bom funcionamento do aparelho, o local da instalação é uma escolha bastante importante. A condensadora deve estar em um ambiente bem ventilado e precisa ser posicionada em um espaço que permita sua limpeza e manutenção. A instalação do equipamento também deve ser feita em uma estrutura que suporte o peso da evaporadora e condensadora e suas consequentes vibrações. Lembre-se: o aparelho nunca deve interferir nas instalações elétricas, de gás ou hidráulicas.
Não checar os drenos
Os drenos do ar condicionado evitam que a umidade permaneça dentro do ambiente. Em uma instalação mal feita, a falta de checagem preventiva e sua posterior manutenção pode acarretar em infiltrações e até futuros vazamentos em tetos e paredes nas proximidades do aparelho.
Não realizar o vácuo
Este é um procedimento de enorme importância para o bom funcionamento do aparelho e quando não realizado, reduz sua vida útil. O vácuo serve para realizar a “limpeza” da tubulação do ar condicionado, eliminando umidade e gases não condensáveis. Isso deve ser realizado no momento da instalação.
Não testar vazamentos
Ao final da instalação do ar condicionado, o profissional deve sempre verificar o sistema afim de checar possíveis vestígios de vazamentos de gás refrigerante. Muitas vezes, quando há vazamento, o aparelho pode funcionar com aparente normalidade por algum tempo, porém aos poucos passa a perder rendimento e pode não mais climatizar o ambiente.
Não garantir o ponto elétrico adequado
Quando existe o desejo de instalação de um aparelho de ar condicionado, é muito importante que haja a previsão do ponto elétrico, garantindo um desjuntor adequado ao modelo do aparelho escolhido pelo consumidor. Estar atento à voltagem também é imprescindível.
Além de auxiliar na escolha do equipamento mais adequado para as suas necessidades, a Ecotemp possui com uma equipe de técnicos qualificados para realizar a instalação e manutenção do seu ar condicionado, garantindo um funcionamento adequado.
Por sermos credenciados de vários distribuidores e fabricantes, também oferecemos o serviço de pós venda no caso de haver necessidade de garantia do equipamento/componente. Fazemos a solicitação da peça em garantia junto ao distribuidor/fabricante, acompanhamos a entrega e fazemos a substituição da mesma.
Kommentare