Você sabia que uma instalação de ar condicionado mal feita pode acarretar diversos problemas? Baixo desempenho, elevado consumo de energia, perda de garantia do equipamento e redução de vida útil do aparelho são alguns deles.
A instalação de ar condicionado exige conhecimentos específicos. Por isso reunimos abaixo os erros mais comuns. Fique atento a etapas fundamentais para garantir o funcionamento adequado.
1. Erro no cálculo da carga térmica - BTUs
Acontece quando o ar condicionado possui mais ou menos BTUs do que o necessário para climatizar o ambiente. Um aparelho subdimensionado demora mais para atingir a temperatura solicitada e, por causa do esforço, consume mais energia e desgasta as peças mais rapidamente.
2. Instalação em local inadequado
A distância entre as unidades, a altura e a exposição climática devem ser avaliados antes da compra do aparelho. O posicionamento correto das unidades é fundamental para o funcionamento adequado dos equipamentos.
3. Não realizar o vácuo
O vácuo serve para "limpar" a tubulação dos aparelhos de ar condicionado, removendo os gases não condensáveis e eliminando a umida-de. Deve ser feito na instalação e na recarga de gás, quando o vácuo irá eliminar todo o gás antigo.
4. Não realizar testes de vazamento de gás
Após a instalação, é preciso verificar todo o sistema para identificar vestígios de vazamento de gás refrigerante. Se houver vazamento, o aparelho não irá funcionar adequadamente, seu rendimento diminuirá aos poucos.
Instalação de ar condicionado deve ser feita por empresas certificadas e técnicos habilitados. Fale com um de nossos especialistas, ligue (31) 3387.9050 ou envie um e-mail para contato@ecotempclimatizacao.com.br.
Comments