Além da exigência legal, estar em dia com a manutenção de seus aparelhos de climatização traz um série de benefícios para frequentadores e proprietários de espaços comuns.
Sancionada no dia 4 de janeiro, a Lei 13.589/18 passou a exigir que edifícios de uso público e coletivo que possuem sistema de climatização façam manutenção de suas instalações, tendo como base um plano de manutenção, operação e controle – PMOC.
O objetivo da legislação é garantir a prevenção e/ou minimização do risco à saúde dos ocupantes desses ambientes, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza do ar interior.
A manutenção preventiva nos sistemas de climatização interno garantem alguns benefícios não só aos usuários desses ambientes, que passam a conviver em espaços com melhor qualidade do ar e a sem o risco de aglomeração de fungos e bactérias, mas também aos proprietários desses edifícios. Tais medidas melhoram a eficiência dos equipamentos e prolongam sua vida útil, reduz o consumo de energia, evita parada do sistema por falta de manutenção e previne a substituição de peças desgastadas.
A manutenção adequada de equipamentos de ar condicionado contempla as seguintes etapas:
. desmontagem das carcaças do equipamento;
. lavagem da serpentina da evaporadora e condensadora;
. lavagem da bandeja de dreno
. lavagem da turbina do ventilador;
. aplicação de bactericida na serpentina da evaporadora e bandeja de dreno;
. conferência das pressões de trabalho, corrente elétrica dos compressores e motores ventiladores.
. verificação do tensionamento, desgastes e tempo de utilização em equipamentos que possuem correias
Vale lembrar que a frequência da manutenção preventiva varia de acordo com os tipos de ambientes que utilizam o sistema de climatização. Em ambientes comerciais de utilização constante, deve ser realizada uma manutenção mensal. Já em ambientes comerciais com baixa utilização é recomendado que a manutenção ocorra da cada 3 meses e em ambientes residenciais, uma vez ao ano ou de acordo com a utilização.
Mas afinal de contas, como saber que os aparelhos de climatização estão carentes de manutenção?
Basta observar! A falta do cuidado adequado faz com que esses sistemas comecem a perder o rendimento, apresentem vazamentos de agua, cheiro de mofo, aumento de ruído do vento na saída, redução da pressão do vento e vibração, por exemplo.
Então, lembre-se: somente com mão de obra especializada é possível assegurar a qualidade e segurança necessárias. Quando realizada de forma correta, a manutenção preventiva garante diversos benefícios e evita gastos com reposição de peças e/ou aparelhos danificados.
Sua empresa está em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima ou arredores e precisa de manutenção em equipamentos de ar condicionado? Consulte nossos serviços de manutenção preventiva. Para cada cliente, elaboramos um cronograma com base nas suas necessidades e características dos equipamentos. Além disso, produzimos um relatório de plano de manutenção com um check list de todos os passos que devem ser seguidos durante uma manutenção preventiva.
O PMOC deve estar de acordo com a legislação da Vigilância Sanitária e também da Medicina e Segurança do Trabalho. Os procedimentos não devem ocasionar riscos para os trabalhadores e nem para os ocupantes do ambiente.
Comments